REGISTAR UMA MARCA , QUAIS A VANTAGENS?

REGISTAR UMA MARCA , QUAIS A VANTAGENS?


Registar a sua marca pode ser a decisão mais importante da sua empresa.

 

Os motivos são claros e estão inclusivamente bem definidos no website no INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

 

  • Valorizar o investimento financeiro e intelectual no desenvolvimento de novas marcas.
  • Atribui direito exclusivo, protegendo a sua marca de cópias, nomeadamente, de produção, fabrico, venda ou exploração económica.
  • Impedir que registem uma imagem igual ou semelhante para serviços ou produtos idênticos.
  • Utilização das referencias “marca registada”, “MR” ou ®
  • Ceder o registo ou as licenças de exploração a terceiros, a título gratuito ou oneroso.

 

As marcas podem ser:

  • Nominativas – Representadas por palavras ou letras
  • Figurativas – Representadas por figuras
  • Mistas – Quando usam palavras ou letras e figuras
  • Sonoras – Representadas em pentagrama musical
  • Marca tridimensional – Representada por um produto ou embalagem
  • Frases publicitárias – Situação que é independente da protecção pelos Direitos de Autor


O registo de uma marca confere ao seu titular o direito exclusivo de monopólio do sinal que este associou ao seu produto ou serviço. 


Este monopólio pode ser renovado indefinidamente e permite impedir que terceiros, concorrentes ou eventuais concorrentes registem marcas semelhantes para produtos ou serviços que contenham proximidade relevante com os assinalados pela marca já registada. 


 

Uma marca permite criar uma forte relação entre o consumidor e o produto ou serviço, uma relação que é tão ou mais sólida quanto a qualidade percecionada pelo consumidor.

 


O verdadeiro valor em registar uma marca está na capacidade de obstar ao aparecimento de marcas concorrentes que com ela partilhem características próximas e que tenham por objetivo criar, no espirito do consumidor, a incapacidade deste distinguir qual a marca do produto ou serviço que é já seu conhecido e que deseja verdadeiramente adquirir.


 

O registo de uma marca é uma forma de blindar, através do seu sinal, o produto ou serviço que se encontra a ser comercializado.